O uso de patinetes elétricos como opção de transporte ou lazer já virou coqueluche em São Paulo, entretanto, todo o cuidado é pouco para “pilotar” um patinete.
Apesar de não haver estatísticas oficiais de acidentes ocasionados pelo seu uso, muitos médicos têm atendido vítimas de acidentes com patinetes dada a velocidade que o patinete pode alcançar (até 30km/h). Uma queda nessa velocidade pode causar lesões graves.
Por esta razão a SBRATE alerta sobre os cuidados ao utilizar esses patinetes para evitar acidentes.
O uso de capacete, apesar de não ser obrigatório pela legislação vigente, sem dúvida ajuda a reduzir o risco de traumas. Além disso, a velocidade máxima recomendada pela lei é de até 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas e 6 km/h nas calçadas, segundo regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para evitar quedas, é necessário cautela ao usar o patinete na calçada devido à presença de irregularidades ou buracos, uma queda pode causar lesões graves no tornozelo, joelho, braço e possíveis fraturas.
Como qualquer veículo em duas rodas, é necessário prática e o recomendado é utilizá-lo pela primeira vez em uma rua sem movimento e plana, aprendendo a conduzi-lo com segurança e confiança.